Karine Mafra
Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.
Um checklist bem elaborado é uma ferramenta poderosa para garantir a eficiência e a organização em diversas áreas de um negócio. As perguntas bem elaboradas podem trazer informações valiosas, por isso que para desenvolver um checklist é importante entender quais informações você quer ter conhecimento da sua empresa, área ou departamento.
Entender as dificuldades e os principais pontos de “atrasos” do seu projeto, área e/ou departamento e estratificar essas informações te ajudarão na tomada de decisões.
Sua empresa é líder de vendas em um produto específico, mas não é um produto com uma margem tão lucrativa a ponto de ser o principal produto e você gostaria de impulsionar um outro produto com mais margem, mas você não entende a dificuldade da sua equipe de diversas lojas espalhadas em todo Brasil. Como começar a entender essa dificuldade?
1. Defina o Objetivo do Checklist
Antes de começar, é fundamental entender o propósito do checklist. Pergunte-se:
- Qual é o objetivo? (ex: controle de qualidade, gestão de projetos, planejamento de eventos)
- Que informações são essenciais para alcançar esse objetivo?
2. Identifique as Informações Necessárias
Liste os dados que precisam ser coletados. Isso pode incluir:
- Dados de clientes: nome, características das unidades de vendas.
- Valores: Valor dos produtos, programa de descontos
- Produtos: produtos, categorias de produtos
- Tratativa nas vendas: Exposição, conhecimento dos vendedores
3. Estruture o Checklist de Forma Clara
Organize as informações de maneira que facilite a leitura e a utilização. Use uma formatação simples, como:
- Seções/ Bloco/ Grupo: Separe por categorias (ex: vendas, marketing, produção);
- Subtítulos/ Resumo da Pergunta: Utilize subtítulos para facilitar a navegação e para visualizar gráficos de forma rápida;
- Pergunta: A pergunta deve ser objetiva e com resposta de sim, não ou parcial de forma trazer um resultado claro.
- Tipo de Resposta: Tipo de resposta irá influenciar nos seus resultados, perguntas abertas, respostas abertas, perguntas fechadas respostas objetivas.
Bloco/ Grupo |
Resumo da pergunta |
Pergunta |
Tipo de Resposta |
Processo de vendas |
Exposição de Produto 1 |
Produto 1 (menos margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja? |
Sim ( ) Não ( ) |
Exposição de Produto 2 |
Produto 2 (mais margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja? |
Sim ( ) Não ( ) |
|
Conhecimento do produto 1 |
Os vendedores conhecem as características do produto 1? |
Sim ( ) Não ( ) |
|
Conhecimento do produto 2 |
Os vendedores conhecem as características do produto 2? |
Sim ( ) Não ( ) |
|
Unidade |
Loja de Rua |
A unidade está localizada diretamente na rua? |
Sim ( ) Não ( ) |
Loja de Shopping |
A unidade está localizada em um centro comercial? |
Sim ( ) Não ( ) |
4. Inclua Itens para Marcação
Adicione caixas de seleção ou espaços para marcar cada item conforme for concluído. Isso ajuda a manter o controle e visualização do progresso.
5. Revise e Teste o Checklist
Após elaborar o checklist, revise-o para garantir que todas as informações relevantes estejam incluídas. Teste em situações reais para verificar sua eficácia.
6. Atualize Regularmente
Mantenha o checklist atualizado com base em novas necessidades e feedback da equipe. Isso garantirá que ele continue sendo uma ferramenta valiosa.
Um checklist bem estruturado pode trazer informações valiosas que ajudam a otimizar processos e melhorar a tomada de decisões no seu negócio. Ao seguir essas etapas, você garantirá que sua equipe tenha acesso a dados essenciais, contribuindo para o sucesso da sua empresa. Imagine tudo isso organizado em uma única plataforma? O Gestton oferece essa organização e a avaliação dos dados em um click.
Um checklist bem elaborado é uma ferramenta poderosa para garantir a eficiência e a organização em diversas áreas de um negócio. As perguntas bem elaboradas podem trazer informações valiosas, por isso que para desenvolver um checklist é importante entender quais informações você quer ter conhecimento da sua empresa, área ou departamento.
Entender as dificuldades e os principais pontos de “atrasos” do seu projeto, área e/ou departamento e estratificar essas informações te ajudarão na tomada de decisões.
Sua empresa é líder de vendas em um produto específico, mas não é um produto com uma margem tão lucrativa a ponto de ser o principal produto e você gostaria de impulsionar um outro produto com mais margem, mas você não entende a dificuldade da sua equipe de diversas lojas espalhadas em todo Brasil. Como começar a entender essa dificuldade?
1. Defina o Objetivo do Checklist
Antes de começar, é fundamental entender o propósito do checklist. Pergunte-se:
- Qual é o objetivo? (ex: controle de qualidade, gestão de projetos, planejamento de eventos)
- Que informações são essenciais para alcançar esse objetivo?
2. Identifique as Informações Necessárias
Liste os dados que precisam ser coletados. Isso pode incluir:
- Dados de clientes: nome, características das unidades de vendas.
- Valores: Valor dos produtos, programa de descontos
- Produtos: produtos, categorias de produtos
- Tratativa nas vendas: Exposição, conhecimento dos vendedores
3. Estruture o Checklist de Forma Clara
Organize as informações de maneira que facilite a leitura e a utilização. Use uma formatação simples, como:
- Seções/ Bloco/ Grupo: Separe por categorias (ex: vendas, marketing, produção);
- Subtítulos/ Resumo da Pergunta: Utilize subtítulos para facilitar a navegação e para visualizar gráficos de forma rápida;
- Pergunta: A pergunta deve ser objetiva e com resposta de sim, não ou parcial de forma trazer um resultado claro.
- Tipo de Resposta: Tipo de resposta irá influenciar nos seus resultados, perguntas abertas, respostas abertas, perguntas fechadas respostas objetivas.
Bloco/ Grupo |
Resumo da pergunta |
Pergunta |
Tipo de Resposta |
Processo de vendas |
Exposição de Produto 1 |
Produto 1 (menos margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja? |
Sim ( ) Não ( ) |
Exposição de Produto 2 |
Produto 2 (mais margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja? |
Sim ( ) Não ( ) |
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Conhecimento do produto 1 |
Os vendedores conhecem as características do produto 1? |
Sim ( ) Não ( ) |
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Conhecimento do produto 2 |
Os vendedores conhecem as características do produto 2? |
Sim ( ) Não ( ) |
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Unidade |
Loja de Rua |
A unidade está localizada diretamente na rua? |
Sim ( ) Não ( ) |
Loja de Shopping |
A unidade está localizada em um centro comercial? |
Sim ( ) Não ( ) |
4. Inclua Itens para Marcação
Adicione caixas de seleção ou espaços para marcar cada item conforme for concluído. Isso ajuda a manter o controle e visualização do progresso.
5. Revise e Teste o Checklist
Após elaborar o checklist, revise-o para garantir que todas as informações relevantes estejam incluídas. Teste em situações reais para verificar sua eficácia.
6. Atualize Regularmente
Mantenha o checklist atualizado com base em novas necessidades e feedback da equipe. Isso garantirá que ele continue sendo uma ferramenta valiosa.
Um checklist bem estruturado pode trazer informações valiosas que ajudam a otimizar processos e melhorar a tomada de decisões no seu negócio. Ao seguir essas etapas, você garantirá que sua equipe tenha acesso a dados essenciais, contribuindo para o sucesso da sua empresa. Imagine tudo isso organizado em uma única plataforma? O Gestton oferece essa organização e a avaliação dos dados em um click.
Karine Mafra
Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.