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08 Agosto 2024

Elaborando um checklist que tenha informações valiosas para seu negócio


Karine Mafra

Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.

Um checklist bem elaborado é uma ferramenta poderosa para garantir a eficiência e a organização em diversas áreas de um negócio. As perguntas bem elaboradas podem trazer informações valiosas, por isso que para desenvolver um checklist é importante entender quais informações você quer ter conhecimento da sua empresa, área ou departamento.

Entender as dificuldades e os principais pontos de “atrasos” do seu projeto, área e/ou departamento e estratificar essas informações te ajudarão na tomada de decisões.

Sua empresa é líder de vendas em um produto específico, mas não é um produto com uma margem tão lucrativa a ponto de ser o principal produto e você gostaria de impulsionar um outro produto com mais margem, mas você não entende a dificuldade da sua equipe de diversas lojas espalhadas em todo Brasil. Como começar a entender essa dificuldade? 

1. Defina o Objetivo do Checklist

Antes de começar, é fundamental entender o propósito do checklist. Pergunte-se:

  • Qual é o objetivo? (ex: controle de qualidade, gestão de projetos, planejamento de eventos)
  • Que informações são essenciais para alcançar esse objetivo?

2. Identifique as Informações Necessárias

Liste os dados que precisam ser coletados. Isso pode incluir:

  • Dados de clientes: nome, características das unidades de vendas.
  • Valores:  Valor dos produtos, programa de descontos
  • Produtos: produtos, categorias de produtos
  • Tratativa nas vendas: Exposição, conhecimento dos vendedores

3. Estruture o Checklist de Forma Clara

Organize as informações de maneira que facilite a leitura e a utilização. Use uma formatação simples, como:

  • Seções/ Bloco/ Grupo:  Separe por categorias (ex: vendas, marketing, produção);
  • Subtítulos/ Resumo da Pergunta: Utilize subtítulos para facilitar a navegação e para visualizar gráficos de forma rápida;
  • Pergunta: A pergunta deve ser objetiva e com resposta de sim, não ou parcial de forma trazer um resultado claro.
  • Tipo de Resposta: Tipo de resposta irá influenciar nos seus resultados, perguntas abertas, respostas abertas, perguntas fechadas respostas objetivas.

 

Bloco/ Grupo

Resumo da pergunta

Pergunta

Tipo de Resposta

Processo de vendas

Exposição de Produto 1

Produto 1 (menos margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja?

Sim (   )    Não (   )

Exposição de Produto 2

Produto 2 (mais margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja?

Sim (   )    Não (   )

Conhecimento do produto 1

Os vendedores conhecem as características do produto 1?

Sim (   )    Não (   )

Conhecimento do produto 2

Os vendedores conhecem as características do produto 2?

Sim (   )    Não (   )

Unidade

Loja de Rua

A unidade está localizada diretamente na rua?

Sim (   )    Não (   )

Loja de Shopping

A unidade está localizada em um centro comercial?

Sim (   )    Não (   )

4. Inclua Itens para Marcação

Adicione caixas de seleção ou espaços para marcar cada item conforme for concluído. Isso ajuda a manter o controle e visualização do progresso.

5. Revise e Teste o Checklist

Após elaborar o checklist, revise-o para garantir que todas as informações relevantes estejam incluídas. Teste em situações reais para verificar sua eficácia.

6. Atualize Regularmente

Mantenha o checklist atualizado com base em novas necessidades e feedback da equipe. Isso garantirá que ele continue sendo uma ferramenta valiosa.

Um checklist bem estruturado pode trazer informações valiosas que ajudam a otimizar processos e melhorar a tomada de decisões no seu negócio. Ao seguir essas etapas, você garantirá que sua equipe tenha acesso a dados essenciais, contribuindo para o sucesso da sua empresa. Imagine tudo isso organizado em uma única plataforma? O Gestton oferece essa organização e a avaliação dos dados em um click.

Um checklist bem elaborado é uma ferramenta poderosa para garantir a eficiência e a organização em diversas áreas de um negócio. As perguntas bem elaboradas podem trazer informações valiosas, por isso que para desenvolver um checklist é importante entender quais informações você quer ter conhecimento da sua empresa, área ou departamento.

Entender as dificuldades e os principais pontos de “atrasos” do seu projeto, área e/ou departamento e estratificar essas informações te ajudarão na tomada de decisões.

Sua empresa é líder de vendas em um produto específico, mas não é um produto com uma margem tão lucrativa a ponto de ser o principal produto e você gostaria de impulsionar um outro produto com mais margem, mas você não entende a dificuldade da sua equipe de diversas lojas espalhadas em todo Brasil. Como começar a entender essa dificuldade? 

1. Defina o Objetivo do Checklist

Antes de começar, é fundamental entender o propósito do checklist. Pergunte-se:

  • Qual é o objetivo? (ex: controle de qualidade, gestão de projetos, planejamento de eventos)
  • Que informações são essenciais para alcançar esse objetivo?

2. Identifique as Informações Necessárias

Liste os dados que precisam ser coletados. Isso pode incluir:

  • Dados de clientes: nome, características das unidades de vendas.
  • Valores:  Valor dos produtos, programa de descontos
  • Produtos: produtos, categorias de produtos
  • Tratativa nas vendas: Exposição, conhecimento dos vendedores

3. Estruture o Checklist de Forma Clara

Organize as informações de maneira que facilite a leitura e a utilização. Use uma formatação simples, como:

  • Seções/ Bloco/ Grupo:  Separe por categorias (ex: vendas, marketing, produção);
  • Subtítulos/ Resumo da Pergunta: Utilize subtítulos para facilitar a navegação e para visualizar gráficos de forma rápida;
  • Pergunta: A pergunta deve ser objetiva e com resposta de sim, não ou parcial de forma trazer um resultado claro.
  • Tipo de Resposta: Tipo de resposta irá influenciar nos seus resultados, perguntas abertas, respostas abertas, perguntas fechadas respostas objetivas.

 

Bloco/ Grupo

Resumo da pergunta

Pergunta

Tipo de Resposta

Processo de vendas

Exposição de Produto 1

Produto 1 (menos margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja?

Sim (   )    Não (   )

Exposição de Produto 2

Produto 2 (mais margem) está exposto nas primeiras prateleiras da loja?

Sim (   )    Não (   )

Conhecimento do produto 1

Os vendedores conhecem as características do produto 1?

Sim (   )    Não (   )

Conhecimento do produto 2

Os vendedores conhecem as características do produto 2?

Sim (   )    Não (   )

Unidade

Loja de Rua

A unidade está localizada diretamente na rua?

Sim (   )    Não (   )

Loja de Shopping

A unidade está localizada em um centro comercial?

Sim (   )    Não (   )

4. Inclua Itens para Marcação

Adicione caixas de seleção ou espaços para marcar cada item conforme for concluído. Isso ajuda a manter o controle e visualização do progresso.

5. Revise e Teste o Checklist

Após elaborar o checklist, revise-o para garantir que todas as informações relevantes estejam incluídas. Teste em situações reais para verificar sua eficácia.

6. Atualize Regularmente

Mantenha o checklist atualizado com base em novas necessidades e feedback da equipe. Isso garantirá que ele continue sendo uma ferramenta valiosa.

Um checklist bem estruturado pode trazer informações valiosas que ajudam a otimizar processos e melhorar a tomada de decisões no seu negócio. Ao seguir essas etapas, você garantirá que sua equipe tenha acesso a dados essenciais, contribuindo para o sucesso da sua empresa. Imagine tudo isso organizado em uma única plataforma? O Gestton oferece essa organização e a avaliação dos dados em um click.

Karine Mafra

Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.