Skip to main content
26 Junho 2025

Mania de Churrasco aprimora segurança dos alimentos e controle de qualidade com o Gestton


Karine Mafra

Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.

Sistema aumenta controle da qualidade com a digitalização de processos e automatiza checklists e ações de auditoria. Atualmente com 110 operações em todo o Brasil e uma expansão significativa em novos locais, como aeroportos e rodovias, a rede percebeu que documentar os processos operacionais aumenta o controle da qualidade e permite aprimorar a segurança dos alimentos do negócio.

Problema estratégico

Com a necessidade de realizar o controle interno de visitas, checklists e processos profissionais, além de digitalizar a documentação necessária para as auditorias dos órgãos competentes, como a Anvisa, a Mania de Churrasco foi buscar uma solução que trouxesse mais eficiência. “A gestão foi sendo construída conforme percebíamosa necessidade de evoluir”, comenta Thiago Camelo, sócio-diretor da empresa.

Solução implementada

A opção foi pela solução de gestão da Gestton, uma empresa que nasceu da experiência de duas engenheiras de alimentos que realizavam mais de 350 auditorias mensais em restaurantes. A plataforma é uma suíte de soluções que trabalha para garantir a qualidade, padronização e segurança da operação. O sistema facilita a gestão dos controles operacionais, de documentos e dos checklists de avaliação das lojas, facilitando o desenvolvimento de padrões ao longo da experiência de consumo.

“A gestão de documentos, muitas vezes vista como uma burocracia, é essencial para trazer qualidade para o negócio.” 

Thiago Camelo

Sócio-diretor da Mania de Churrasco

Resultado

Com a adoção o sistema, a Mania de Churrasco economizou recursos, digitalizou processos e ganhou eficiência:

  • As equipes de auditoria realizam visitas duas vezes por mês em cada restaurante, através da plataforma, aumentando o padrão operacional;
  • Desde a implementação do sistema, a rede não teve problemas de segurança de alimentos nos restaurantes;
  • Economias indiretas, como a redução do consumo de papel e a centralização das informações em uma única plataforma. 

Para garantir a aderência dos franqueadores aos padrões implementados via sistema, o Programa de Excelência da rede passou a levar em conta os alertas emitidos pelo Gestton e resolvidos rapidamente. 

Detalhes da solução

A expectativa da Mania de Churrasco é poder utilizar o Gestton para prever manutenções e antecipar problemas com prestadores de serviço. "Vemos oportunidades enormes, pois geramos muitos dados e precisamos fazer uma gestão ativa dessas informações", diz Camelo. 

O uso de uma Inteligência Artificial para utilizar esses dados e gerar insights para o negócio é um caminho que a empresa espera poder explorar nos próximos anos. 

"Poderemos ser preditivos e atuar com base nas exceções, o que trará ainda mais eficiência para o negócio", completa. 

“O sistema nos dá muito mais tranquilidade na gestão, pois controla os aspectos mais importantes da operação.”

Thiago Camelo

Sócio-diretor da Mania de Churrasco

Sistema aumenta controle da qualidade com a digitalização de processos e automatiza checklists e ações de auditoria. Atualmente com 110 operações em todo o Brasil e uma expansão significativa em novos locais, como aeroportos e rodovias, a rede percebeu que documentar os processos operacionais aumenta o controle da qualidade e permite aprimorar a segurança dos alimentos do negócio.

Problema estratégico

Com a necessidade de realizar o controle interno de visitas, checklists e processos profissionais, além de digitalizar a documentação necessária para as auditorias dos órgãos competentes, como a Anvisa, a Mania de Churrasco foi buscar uma solução que trouxesse mais eficiência. “A gestão foi sendo construída conforme percebíamosa necessidade de evoluir”, comenta Thiago Camelo, sócio-diretor da empresa.

Solução implementada

A opção foi pela solução de gestão da Gestton, uma empresa que nasceu da experiência de duas engenheiras de alimentos que realizavam mais de 350 auditorias mensais em restaurantes. A plataforma é uma suíte de soluções que trabalha para garantir a qualidade, padronização e segurança da operação. O sistema facilita a gestão dos controles operacionais, de documentos e dos checklists de avaliação das lojas, facilitando o desenvolvimento de padrões ao longo da experiência de consumo.

“A gestão de documentos, muitas vezes vista como uma burocracia, é essencial para trazer qualidade para o negócio.” 

Thiago Camelo

Sócio-diretor da Mania de Churrasco

Resultado

Com a adoção o sistema, a Mania de Churrasco economizou recursos, digitalizou processos e ganhou eficiência:

  • As equipes de auditoria realizam visitas duas vezes por mês em cada restaurante, através da plataforma, aumentando o padrão operacional;
  • Desde a implementação do sistema, a rede não teve problemas de segurança de alimentos nos restaurantes;
  • Economias indiretas, como a redução do consumo de papel e a centralização das informações em uma única plataforma. 

Para garantir a aderência dos franqueadores aos padrões implementados via sistema, o Programa de Excelência da rede passou a levar em conta os alertas emitidos pelo Gestton e resolvidos rapidamente. 

Detalhes da solução

A expectativa da Mania de Churrasco é poder utilizar o Gestton para prever manutenções e antecipar problemas com prestadores de serviço. "Vemos oportunidades enormes, pois geramos muitos dados e precisamos fazer uma gestão ativa dessas informações", diz Camelo. 

O uso de uma Inteligência Artificial para utilizar esses dados e gerar insights para o negócio é um caminho que a empresa espera poder explorar nos próximos anos. 

"Poderemos ser preditivos e atuar com base nas exceções, o que trará ainda mais eficiência para o negócio", completa. 

“O sistema nos dá muito mais tranquilidade na gestão, pois controla os aspectos mais importantes da operação.”

Thiago Camelo

Sócio-diretor da Mania de Churrasco

Karine Mafra

Formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, atua na área de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos e Qualidade desde 2006. Fundadora da Firmare Consultoria desde 2011, a empresa nasceu com o intuito de ser mais que um negócio de Qualidade e Segurança de alimentos, mas uma consultoria alinhada aos propósitos dos seus clientes, com uma visão sistêmica do negócio de alimentos, junto a parte técnica com a parte real de um negócio. Sua experiência abrange todos os lados do “balcão”, conhecendo com profundidade as necessidades dos donos de estabelecimentos e as dores da equipe de qualidade.