Com 85 lojas no Brasil, a rede de chocolaterias Lindt depende de uma comunicação constante entre lojas, fornecedores e parceiros para que a operação gere resultados.
A empresa descobriu que a plataforma da Gestton poderia ser uma grande aliada para garantir a qualidade, a eficiência e a produtividade de toda a operação.
Problema estratégico
A Lindt enfrentava dificuldades em controlar a implementação das campanhas de marketing e a padronização das lojas, na realização de treinamentos em loja, além de desafios relacionados à qualidade dos produtos produzidos pelas co-manufaturas e distribuídos pelos parceiros logísticos. Para todos esses aspectos, a plataforma da Gestton se mostrou uma solução.
Solução implementada
A plataforma da Gestton permite o controle eficiente das atividades dos departamentos de qualidade, marketing e treinamentos na Lindt, centralizando o gerenciamento dos planos de ação com a possibilidade de inserção de evidências.
“A tecnologia tem um papel importante em permitir que as pessoas foquem em fazer melhor seu trabalho.”
Mayara Stevano
Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Lindt
Detalhes da solução
O dashboard da plataforma permite que os gestores filtrem indicadores em tempo real por checklist, estado, cidade, unidade e grupo de operações, substituindo, com vantagens, o uso de planilhas tradicionais. Com um aplicativo para iOS e Android, o sistema pode ser usado pelas equipes de loja a partir dos celulares, facilitando a coleta de fotos e outros comprovantes de realização das ações propostas.
“Fazemos auditorias nos parceiros da indústria e de distribuição e usamos a plataforma da Gestton para termos o controle dos planos de ação e consequente melhoria da qualidade dos produtos que chegam nas lojas.”, afirma Gelcy Miwa, gerente de Qualidade e inovação da Lindt. As informações de não conformidade entre o executado e o projetado são inseridas no sistema, permitindo saber se um erro é recorrente – e então tomar medidas corretivas.
Nas ações de marketing, a ferramenta permite saber se os planogramas estão sendo cumpridos corretamente. “Os gestores das lojas sobem as imagens para o sistema e lá fazemos a verificação a distância e explicamos o que precisa ser alterado”, explica Adriana Verícimo, gerente de trade marketing da empresa.
Outra aplicação importante é no desenvolvimento das equipes.
“Passamos os treinamentos que devem ser realizados com os colaboradores e os gerentes reportam de volta pela plataforma as evidências do que foi feito”, conta Mayara Stevano, coordenadora de treinamento e desenvolvimento.
Usamos a plataforma para controlar informações que garantem a entrega de produtos com qualidade nas lojas.
Gelcy Miwa
Gerente de Qualidade e Inovação da Lindt
Resultado
Usando o Gestton desde 2021, a Lindt conseguiu resultados bastante expressivos:
- Avaliação à distância a implementação os planogramas, otimizando os processos e melhorando a padronização das lojas;
- Controle de implementação dos planos de ação por parte dos fornecedores e parceiros logísticos;
- A troca de informações entre lojas e departamentos passou a ser muito simples.
Novos recursos de desenvolvimento
A Lindt vem usando a plataforma para melhorar a qualidade do trabalho das equipes. Nesse sentido, a expansão do uso para realização de pesquisas de cliente oculto é vista como uma possibilidade importante. “A tecnologia tem um papel importante em diminuir o stress do dia a dia e permitir que as pessoas foquem em fazer melhor o seu trabalho”, afirma Mayara.
“Os gestores das lojas sobem as imagens para o sistema e fazemos toda verificação online.”
Adriana Verícimo
Gerente de Trade Marketing da Lindt
