Sistema aumenta controle da qualidade com a digitalização de processos e automatiza checklists e ações de auditoria. Atualmente com 110 operações em todo o Brasil e uma expansão significativa em novos locais, como aeroportos e rodovias, a rede percebeu que documentar os processos operacionais aumenta o controle da qualidade e permite aprimorar a segurança dos alimentos do negócio.
Problema estratégico
Com a necessidade de realizar o controle interno de visitas, checklists e processos profissionais, além de digitalizar a documentação necessária para as auditorias dos órgãos competentes, como a Anvisa, a Mania de Churrasco foi buscar uma solução que trouxesse mais eficiência. “A gestão foi sendo construída conforme percebíamosa necessidade de evoluir”, comenta Thiago Camelo, sócio-diretor da empresa.
Solução implementada
A opção foi pela solução de gestão da Gestton, uma empresa que nasceu da experiência de duas engenheiras de alimentos que realizavam mais de 350 auditorias mensais em restaurantes. A plataforma é uma suíte de soluções que trabalha para garantir a qualidade, padronização e segurança da operação. O sistema facilita a gestão dos controles operacionais, de documentos e dos checklists de avaliação das lojas, facilitando o desenvolvimento de padrões ao longo da experiência de consumo.
“A gestão de documentos, muitas vezes vista como uma burocracia, é essencial para trazer qualidade para o negócio.”
Thiago Camelo
Sócio-diretor da Mania de Churrasco
Resultado
Com a adoção o sistema, a Mania de Churrasco economizou recursos, digitalizou processos e ganhou eficiência:
- As equipes de auditoria realizam visitas duas vezes por mês em cada restaurante, através da plataforma, aumentando o padrão operacional;
- Desde a implementação do sistema, a rede não teve problemas de segurança de alimentos nos restaurantes;
- Economias indiretas, como a redução do consumo de papel e a centralização das informações em uma única plataforma.
Para garantir a aderência dos franqueadores aos padrões implementados via sistema, o Programa de Excelência da rede passou a levar em conta os alertas emitidos pelo Gestton e resolvidos rapidamente.
Detalhes da solução
A expectativa da Mania de Churrasco é poder utilizar o Gestton para prever manutenções e antecipar problemas com prestadores de serviço. “Vemos oportunidades enormes, pois geramos muitos dados e precisamos fazer uma gestão ativa dessas informações”, diz Camelo.
O uso de uma Inteligência Artificial para utilizar esses dados e gerar insights para o negócio é um caminho que a empresa espera poder explorar nos próximos anos.
“Poderemos ser preditivos e atuar com base nas exceções, o que trará ainda mais eficiência para o negócio”, completa.
“O sistema nos dá muito mais tranquilidade na gestão, pois controla os aspectos mais importantes da operação.”
Thiago Camelo
Sócio-diretor da Mania de Churrasco
